Recommended if You Like
Altamiro Carrilho Elis Regina Elizeth Cardoso

Genres You Will Love
Brazilian: Chorinho Moods: Solo Female Artist Moods: Instrumental Classical: Vocal Music Brazilian: Samba

By Location
Brazil

Eliane Salek

Eliane Salek traz consigo a exuberância de uma musicista completa. Dona de um timbre de voz considerado refinado e raro, o mezzo-soprano é cantora do Theatro Municipal do RJ e atua com a mesma desenvoltura na musica popular de concerto.
Artista de estilo único,é também flautista, pianista, compositora e arranjadora. Tem três CDs solos lançados no Brasil (Baiôro, Mistura Brasileira e Modinhas e Chorinhos eternos); um como flautista do grupo de Helcio Milito, o CD Quilombo, lançado nos EUA, além de inúmeras participações.
Produziu seus três CDs, sendo o último, “Modinhas e chorinhos eternos” um projeto especial lançado pelo Projeto Musica no Museu, resultado do grande sucesso obtido nos concertos realizados na série “200 anos da vinda da côrte ao Brasil” do mesmo projeto.
Atuou como flautista da Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio MEC entre 1975 e 1980 sob a regência de maestros como Alceo Bochino, Eleazar de Carvalho e da Sinfônica do Espírito Santo entre 1990 e 1992, com o maestro Leonardo Bruno; desenvolveu como solista e camerista (flauta e voz) rico trabalho junto a grandes músicos como Alceo Reis, Cristina Braga, Ricardo Amado, Ricardo e Paulo Santoro, Sonia Maria Vieira entre outros, nas melhores salas de concerto do país. Participou da Rio Jazz Orchestra como flautista e como tecladista.
Em 1998 é aprovada para o Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro onde atua até hoje, tendo participado como solista das operas do meio-dia, com repertorio de canções francesas (2000), desempenhando o papel de “Serena” da opera Porgy and Bess, de Gerswhin (2001), na comemoração do aniversario do Theatro(2001), interpretando canções brasileiras no Palacio do governo (2002) e em concertos do Theatro em cidades do RJ.
Durante o periodo entre 2005 e 2007, paralelamente à especialização no canto lírico (Conservatoire National de Toulouse) e nos seminários de música antiga (École de Musique de Villeurbanne), Eliane levou a música brasileira a Paris,Toulouse,Lyon,Roma, Berlim e Hilden.
Artista convidada para dois concertos em Paris no ano do Brasil na França(2005), ao lado do soprano Marta Laurito, seguiu sua tournée no Hildenner Jazztag Festival na cidade de Hilden (Alemanha) e em seguida em Berlim.
Em 2006 apresentou-se em Roma, Lyon, em prestigiadas salas como Peristyle da Opera de Lyon, Salle Debussy do Conservatoire National de Lyon, no Studio Club, da Radio Fréquence Jazz, com emissão ao vivo na radio e na rede de televisão France 3.
Em dezembro/2006 realiza um concerto-didatico na Salle Debussy lotada, que da inicio ao projeto de concertos e master-classes de música brasileira, desenvolvido até maio de 2007, no Conservatoire National de Lyon.
O projeto foi tão bem sucedido que gerou uma turma permanente de musica brasileira no Conservatoire de Lyon.
Atuando no popular participou de inúmeros shows e gravações em rádio e televisão com alguns dos maiores nomes da musica brasileira como Elizeth Cardoso, Toquinho, Zeca Pagodinho, Sivuca, Elba Ramalho, Alaide Costa, Paulinho da Viola,Ademilde Fonseca, entre outros; fez varios arranjos para telenovelas que a Rede Globo exportou para a Europa.
Produziu e dirigiu projetos artísticos (O pop do classico - UFRJ, Raizes da musica brasileira - C.C.Jose Bonifacio) além dos três CDs solo que receberam, excelentes criticas de Ricardo Cravo Albim ( Radio MEC ) e Jose D.Raffaelli (O Globo), que considerou o CD Mistura Brasileira, um dos três melhores lançamentos de musica brasileira do ano (1999).
É formada em piano e bacharel em flauta transversa pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ e Mestre em música brasileira/flauta pela Universidade UNI-RIO.
Teve como professores de flauta Celso Woltsenlogel e Norton Morozovikz; estudou arranjo com Cesar Guerra Peixe,harmonia funcional com Ester Scliar e piano com Evandro Rosa (discípulo de Lucia Branco) e Irany Leme; participou de diversas master-classes de piano e de flauta (Jean-Noel Saaghard, Aurèle Nicolet e da orquestra do Festival de Campos do Jordão, dirigida por Rostropovich).
Iniciou os estudos de canto com Teresinha Schiavo, Eladio P.Gonzalez aperfeiçoando-se com Francisco Campos (Campos do Jordão), François Loup (Univ. Maryland - Theatro Municipal), Elena Constantinovna e Oxana Kornievskaya (prof.russas).
Segue para a especialização no Conservatoire de Toulouse, estudando canto com Jacques Schwartz; participou de seminários de musica antiga com Jerôme Correas em Toulouse e na Ecole de Musique de Villeurbanne.