Recommended if You Like
Bonga Fela Kuti Milton Nascimento

Genres You Will Love
World: World Traditions Moods: Solo Male Artist World: World Beat

By Location
Portugal

Links
facebook da banda

Lindu Mona

LINDU MONA

(Musica do Mundo Lusófono - Angola)

De influência múltipla e diversificada que vai desde a música de raiz tradicional de Angola até ao Jazz, Reggae. O regresso a África é espiritual e físico. Na sua música sentimos os pássaros e os sons da floresta, o tambor e os passos de dança, os Nzumbi, o dialecto, e os instrumentos de música tradicional como o Kissange. As palavras dos seus temas são como pinturas que reflectem as feras e a grande fogueira, os senhores e os escravos, os homens «BANTOS» e os comerciantes de Zanzibar, as terras de Colombo e as ilhas, as tatuagens e a nostalgia negra, o óleo de palma e o feitiço da Alma. Nasceu numa Angola sob o domínio colonial português, filho de um contramestre da marinha mercante portuguesa e de uma negra africana natural do Dondo-Angola. Na adolescência cantou em corais da Igreja Adventista e em colégios que frequentou. Nos anos sessenta veio estudar para Portugal. Liderou grupos de baile.
1970 regressou a Angola onde foi reabsorver as raízes da sua música, reviver o quotidiano das suas gentes e reaprender o sentido da africanidade e começou a cantar Angola fazendo-se acompanhar pelo seu tambor.
1975 regresso a Portugal em pleno «Boom» do Rock sinfónico cantado em português. Integra e grava discos com os «Tantra» e «Perspectiva», grupos que estiveram na génese da actual Música Moderna Portuguesa.
1980 toca em Pubs, Cafés-Concerto e Discotecas, e a artistas como «Raul Ouro Negro» e «Jorge Fernando» empresta o exotismo do seu tambor e da sua voz espalhando nas suas actuações o perfume acre de África.
1990 é o ano em que Lindu Mona se torna num projecto colectivo.
1991 representam Angola na Festa «Mestiçagens», produzida pelo Êxito Estúdio e Produções Fata Morgana, realizado no «O Baile».
1992 Festas de Alhos Vedros, Festas da Cidade do Barreiro, Café Concerto do Teatro «A Comuna» em Lisboa.
1993 Concerto em Lisboa integrado na «Presidência Aberta» do Presidente da República Dr. Mário Soares, três espectáculos nas Festas de Lisboa, Exposição de Fotografia «Paz em Angola», participam no 1º Festival «Sete Sóis - Sete Luas» e Manifestações Estivais de Pontedera, Casciana Therme, Piombino, Sirollo e Numana, Bobadela, Santo António dos Cavaleiros.
1994 Praça de Toiros da Moita, Café Concerto da Comuna, Festival das Comunidades Estrangeiras em Portugal a convite da «OIKOS».
1995 Colaboram como autores, músicos e actores no filme realizado por Jean Claude Brialy “VACANCES BURGEOISES”, Santo António dos Cavaleiros, Pontinha, Festival anti-racismo no Barreiro, Passagem de modelos da J&NCreations, Teatro da Comuna.
1996 RITZ CLUB, Centro Cultural de Belém espaço 7 às 9, Palco das Comunidades de Loures.
1997 C.C.B., Arrentela, Ritz Clube, Tondela, Festival das Quatro Cidades no Fundão, V.R.S. António, Montemor o Novo e S. Pedro de Muel, Festival “Músicas do Mundo” Évora, Paio Pires, Figueira da Foz, Festival Maré de Agosto em Santa Maria Açores.
1998 Homenagem a Ramiro Martins, JAZZBAR em Lisboa, Auditório da RDP África.
1999 Prémios Maqueta 98, espectáculo de entrega dos mesmos prémios no cinema do Terço no Porto, CCB 7 ás 9, Parque das Nações RDP África, Festival de Paredes de Coura, Feira de Artesanato de Vila Nova de Famalicão.
2000 Promovem o seu 1º CD single, Forum da FNAC do Chiado, Colombo, RDP África, Terreiro do Paco na RTP Internacional, Speakeasy em Lisboa, Setúbal, Feira do Livro de Viana do Castelo, Buarcos-Figueira da Foz, RTP 1 “ A Praça da Alegria” e no CCB.
2001 Guarda, Caldas da Rainha, Portimão no âmbito do Festival Sete Sóis Sete Luas e na Feira do Livro em Viana do Castelo.
2002 SPEAKEASY em Lisboa, FNAC CASCAIS “MUSIDANÇAS”. 30º aniversário do Teatro da Comuna, Feira do Livro e Multimédia de Ovar, Feira do Livro de Viana do Castelo, Semana da Juventude de Santa Maria da Feira, Festa do Avante, Lançam 1º CD Álbum na Fnac de Cascais, Fnac Colombo, CCB, Fnac do Almada, festa da Liga dos Hospitais de Coimbra, Fnac do Chiado.
2003 Promoção do CD de Lindu Mona a nível nacional e internacional, lançamento de video-clip "Mukuatutoma", participação com o tema "Tungo ngo uê" na compilação da editora Musica Alterativa "Mother África". Foi feita pela Editora Afrikool Rekords um remix do tema "Mukuatutoma", RTP África noprograma “KANDANDO”.
2004 Centro Cultural de Campo Maior, Festival Musidanças no Moinho de Maré em Alhos Vedros, “Ás 2 por 3” da SIC, programa ETNIAS da SIC, Musidanças na FNAC COLOMBO.
2005 Fórum Fernando Lopes Graça, Vila Praia de Âncora, Festival Musidanças/2005 no Santiago Alquimista.
2006 Centro Cultural de Lagos, Auditório Municipal Augusto Cabrita no Barreiro.
2007 Ano consagrado á produção do próximo CD. Passagem pela 7ª edição do Musidanças.
2008 Concertos em Cacilhas no 25º Aniversário do Coro Polifónico de Almada e no Barreiro nas Festas da Freguesia de Santo André. Presença na 8ª edição do Musidanças.
2009 Em Outubro inserido nas Noites Mestiças Musidanças tocaram no DI BOX em Arruda dos Vinhos.
2010 Tiveram o prazer de participar este ano no City Festival of London em dois concertos tendo com êxito exibido a sua música no dia dos Descobrimentos em Hampstead Heath e noutro concerto em Guidall Yard. Lançamento em Novembro do seu 2º disco «Bantu». Presença nas Fnac Alfragide, Vasco da Gama e Faro.
2011 Gloria Live, Fnac Chiado e Colombo, Feira do Artesanato Estoril, Feira de Santiago em Setúbal, Arte e Manha e Musicbox no âmbito do 11º Festival Musidanças.
2012 Estivémos em Junho no 2º Festival de Música de Setúbal.



firminopascoal@gmail.pt

http://www.lindumona.com
https://www.facebook.com/lindumona
http://www.zoomusica.net
phone: 351968972450
Rua Drº Coutinho Pais, nº 2, r/c B
2725-043 Algueirão Mem Martins
Portugal