João Castilho | Equilibrium

Go To Artist Page

Recommended if You Like
Heraldo do monte John Coltrane Pat Metheny

More Artists From
Jordan

Other Genres You Will Love
Jazz: Acid Jazz Rock: 80's Rock Moods: Instrumental
There are no items in your wishlist.

Equilibrium

by João Castilho

Castilho é um músico que visa sempre construir um sólido link entre a forma como sente internamente a música e a executa através de sua guitarra ou violão, sempre atento para que essa relação não seja conflitante. Livre de preconceitos musicais, está sempre aberto a todo tipo de expressão musical que chega até ele.
Genre: Jazz: Acid Jazz
Release Date: 

We'll ship when it's back in stock

Order now and we'll ship when it's back in stock, or enter your email below to be notified when it's back in stock.
Sign up for the CD Baby Newsletter
Your email address will not be sold for any reason.
Continue Shopping
available for download only
Share to Google +1

Tracks

Available as MP3, MP3 320, and FLAC files.

To listen to tracks you will need to either update your browser to a recent version or update your Flash plugin.

Sorry, there has been a problem playing the clip.

  song title
share
time
download
1. Catimbal
Share this song!
X
6:16 $0.99
2. Zix
Share this song!
X
5:33 $0.99
3. Tocaia
Share this song!
X
5:47 $0.99
4. Equilibrium
Share this song!
X
6:26 $0.99
5. Minha Fonte
Share this song!
X
5:05 $0.99
6. Sintonia
Share this song!
X
6:54 $0.99
7. Mako
Share this song!
X
6:10 $0.99
8. Sob Pressão
Share this song!
X
4:01 $0.99
9. 1342
Share this song!
X
5:09 $0.99
10. Por Si Só
Share this song!
X
4:13 $0.99
11. Ribeirão
Share this song!
X
3:29 $0.99
preview all songs

ABOUT THIS ALBUM


Album Notes
Nascido no Rio de Janeiro em 1970, começou a tocar aos 9 anos de idade. Seus primeiros contatos com instrumentos de corda aconteceram nas rodas formadas por peões da fazenda de seu avô, onde se tocava cavaquinho usando lascas de chifre de boi como palheta. Mas somente aos 13 anos, por incentivo de seu pai, Alberto Castilho (trompetista), passou a estudar música seriamente.
Sua primeira atuação como músico profissional aconteceu em 1991 enquanto ainda terminava o curso de Engenharia Civil. Foi com o grupo Mr. Jazz, do qual foi um dos criadores. Com um repertório composto de standards de jazz e da MPB, atuaram em casas de show no Rio de Janeiro com sucesso de público e crítica. Tempos depois foi convidado pelo tecladista e produtor Fábio Fonseca à fazer parte de sua banda , o que lhe abriu as portas para a música pop brasileira. Mais tarde, chamado pelo mesmo, teve sua primeira experiência em estúdio gravando a música "Lôrabúrra" com Gabriel Pensador (1993). No mesmo ano aconteceu também sua estréia na MPB, quando foi chamado para gravar o disco "Bolero" da cantora Nana Caymmi. No início de 1994 o cantor Ed Motta convidou Castilho para fazer parte de sua nova banda. Durante 2 anos, se apresentaram pelo Brasil e pelo exterior.
Convidado pela cantora Sandra de Sá teve sua primeira experiência como diretor musical. Foi em 1997 no show de lançamento do Cd "A Lua Sabe Quem Eu Sou" com direção geral de Miguel Falabella. Após as estréias no Rio e em São Paulo, excursionou com o show por todo Brasil .
No início de 1998 Castilho se juntou novamente a Ed Motta, desta vez como diretor musical e guitarrista de seu novo show "Manual Prático para Festas Bailes e Afins". No final deste mesmo ano surge um convite que resultou em um grande momento em sua carreira, participar como convidado especial no show de fim de ano de Roberto Carlos na rede Globo de televisão. Ao lado de Robertinho de Recife e João Lyra, Castilho completou o trio de violões que acompanhou o cantor no momento acústico do show.
Em 1998 foi convidado pelo cantor e compositor Djavan à fazer parte de sua banda. Com ele, se apresentou em shows pelo Brasil e pelo exterior e gravou dois Cds, "Bicho Solto XIII" e "Ao Vivo" (que atingiu a marca de mais de 2 milhões de cópias vendidas e também virou um Dvd). Ainda neste ano lançou seu primeiro disco solo EQUILIBRIUM e atualmente está em fase de produção de seu segundo CD.
Ao lado do baterista Renato "Massa" Calmon, do saxofonista Marcelo Martins e do baixista Jefferson Lescowich, Castilho forma o grupo FOCO. Com dois Cds lançados, "Foco" e 'Tempo Bom com Chuva", o grupo está em fase de composição de seu terceiro Cd.
Pela editora HMP, Castilho lançou o livro chamado "Estudando Improvisação - a teoria explorada de forma musical". Uma nova abordagem em relação a prática da improvisação musical. Já pela editora Lumiar, junto ao baixista André Rodrigues e ao baterista Renato "Massa" Calmon, publicou a versão guitarra e violão do livro Toque Junto.
Além dos já citados anteriormente, atuou também ao lado de artistas como Maria Bethânia (onde pode ser visto nos DVDs Maricotinha, Brasileirinho e Tempo, Tempo, Tempo, Tempo), Miucha, Lisa Nilsson (cantora Sueca de grande projeção em toda Escandinávia), Ivan Lins, Eumir Deodato, Mads Vindings, Fernando Moura, Simone, Leny Andrade, João Caetano, Ivete Sangalo, Sandy e Júnior, Zé Renato, entre outros.
Castilho é um músico que visa sempre construir um sólido link entre a forma como sente internamente a música e a executa através de sua guitarra ou violão, sempre atento para que essa relação não seja conflitante. Livre de preconceitos musicais, está sempre aberto a todo tipo de expressão musical que chega até ele.
Castilho usa cordas SG Strings, cabos Santo Ângelo, palhetas Lost Dog, equipamentos Landscape, pedais Uchoa e guitarras Music Maker.


Reviews


to write a review